Cartão Municipal do Idoso

Dia Mundial da SaúdePara assinalar o Dia Mundial da Saúde, no dia 07 de Abril de 2010, o Município de Manteigas, em parceria com a Associação Manteigas Solidária, proporcionou aos idosos do Concelho e a quantos quiseram assistir, uma sessão de informação, cuja temática foi «Osteoporose: Prevenção e Tratamento». Depois da sessão de abertura por parte do Vice-Presidente António Fraga, a exposição ficou a cargo do Médico Carlos Gomes, do Centro Hospitalar Cova da Beira.
Pretendeu-se, com esta actividade, no âmbito do Cartão Municipal do Idoso, chamar a atenção dos participantes para o tipo de doença que constitui a osteoporose, enquanto resultado da descalcificação não prevenida, suas características e sintomas. Destacou-se o processo de diagnóstico da osteoporose, as várias formas de prevenção, desde o exercício físico até à alimentação equilibrada, bem como os tratamentos.
A comparação da constituição dos ossos a um muro de tijolos, de acordo com o Médico Carlos Gomes, permitiu atingir o objectivo de perceber a importância da prevenção contra a osteoporose, em busca de uma melhor qualidade de vida.