Cartão Municipal do Idoso

Viagem a BragançaNo âmbito do Cartão Municipal do Idoso, o Município de Manteigas, em parceria com a Associação Manteigas Solidária, organizou duas viagens de dois dias ao norte do país para visitar Bragança, realizando-se a primeira viagem de 15 a 16 e a segunda de 16 a 17 de Junho de 2010. A actividade proporcionou aos idosos momentos de convívio, ao mesmo tempo que apreciavam a cidade brigantina.
Esta viagem contou, no primeiro dia, com a visita à Cidadela que guarda o Museu Militar, expondo um manancial de peças originais que relembram as vivências das Campanhas de África e Primeira Guerra Mundial; a Igreja de Santa Maria, a Domus Municipalis e o Museu Ibérico da Máscara e do Traje. Este último realça as festividades tradicionais do Concelho de Bragança com a famosa figura do careto. O passeio também ficou marcado pelo deliciar da típica posta mirandesa que deu provas da gastronomia característica desta zona.
No segundo dia, a Praça da Sé, a Igreja de São Vicente, o Museu Graça Morais, o Museu Abade Baçal foram locais de visita para apreciação do património arquitectónico, cultural e religioso.
Antes do regresso a Manteigas, houve tempo para uma paragem em Mirandela em que não faltou a compra da alheira e outro enchido típico da região.