Yoga do riso
Rir faz bem à saúde. Quem o garante é Jörg Helms, presidente da Escola do Riso (Lousã), que, no passado dia 20 de fevereiro, se deslocou a Manteigas para divulgar o yoga do riso.
A iniciativa partiu do Município de Manteigas e da Santa Casa da Misericórdia de Manteigas, através do Contrato Local de Desenvolvimento Social, organizando uma sessão de yoga do riso, no pavilhão gimnodesportivo do Centro Cívico, para um grupo de cerca de 50 idosos, utentes do Cartão Municipal do Idoso e da Santa Casa da Misericórdia.
Nesta sessão, Jörg Helms explicou as várias práticas para treinar o riso de forma a aprender a rir espontaneamente, até nos momentos de desconforto. Começou por uma pequena introdução acerca dos benefícios do riso, passando para a prática de exercícios de respiração e de simulação do som da gargalhada. O grupo revelou-se ativo e participativo, a boa disposição instalou-se e da gargalhada forçada, passou-se gradualmente para o riso natural e espontâneo. O contágio foi inevitável.
No final, as pessoas saíram da sessão relaxadas e alegres.
E porque rir alivia os sintomas de stress, melhora o nosso desempenho, dá-nos autoconfiança, facilita a digestão e contribui para o nosso bem-estar, fica o conselho de levar a vida a rir e a sorrir.