Campo de Férias na Praia da Torreira

Jovens de Manteigas passam cinco dias na Costa de Prata

Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Manteigas e a Associação Manteigas Solidária realizaram um campo de férias na praia.
De 15 a 19 de Julho, 30 jovens do Concelho, acompanhados de três monitoras, com residência fixa na Colónia da Torreira, puderam descobrir um pouco da Costa de Prata, nomeadamente, a região de Aveiro.
Apesar do tempo não ter propiciado muitas idas à praia, os jovens manteiguenses viram-se envolvidos num programa de actividades rico e variado, com uma forte componente didáctica e de sensibilização ambiental. Visitaram o Museu Navio Santo André, na Gafanha da Nazaré, o Estádio Municipal de Aveiro e o Museu Marítimo de Ílhavo. Participaram em vários ateliers no Centro Ciência Viva de Aveiro, nomeadamente, no atelier de construção de um pequeno robot. Passearam num moliceiro (embarcação típica) pela ria de Aveiro. Descobriram o Parque Natural das Dunas de São Jacinto, através de um passeio pedestre guiado.
Estas visitas foram oportunidades interessantes e proveitosas para estes jovens, pois em muitos dos casos puderam observar realidades bem diferentes do concelho onde residem.
E, finalmente, ainda houve tempo para alguns passeios nocturnos e dinâmicas de grupo.
Esta iniciativa com jovens é apenas mais uma, de um vasto leque de acções que têm vindo a ser desenvolvidas no Concelho de Manteigas, há já seis anos, através de vários projectos: Projecto Manteigas em Movimento (POEFDS), Projecto Manteigas: Sustentabilidade, Participação e Qualidade de Vida (Progride), Projecto Aprender a Escolher: Tou Nessa (Programa Escolhas) e Cartão Júnior Municipal, entre outros.
É, portanto, muito gratificante observar como o trabalho efectuado ao longo destes anos com crianças e jovens do concelho se reflecte, hoje em dia, na sua criatividade, desenvolvimento pessoal e boa disposição.