Campeonato Nacional de Maratonas em BTT

Manteigas acolhe 340 Betetistas

No dia 23 de Maio, o Concelho de Manteigas foi palco de uma prova do Campeonato Nacional de Maratonas em BTT, que assistiu à entrega dos primeiros títulos nacionais de ciclismo em 2010, sob muito calor e com uma participação recorde de 340 corredores, numa organização da Federação Portuguesa de Ciclismo e Município de Manteigas – Câmara Municipal.
Uma iniciativa marcante, designadamente para o ramo da restauração e hotelaria de Manteigas, dado o número de participantes e acompanhantes, bem como para a promoção e divulgação turística do Concelho.
O minhoto Luís Leão Pinto e a lisboeta Sandra Araújo sagraram-se campeões nacionais de maratonas em BTT (XCM), ao vencerem as corridas de elite masculina e feminina, respectivamente. Destaque para os veteranos A José António Silva, campeão, e Rui Lavarinhas, segundo classificado, que conseguiram terminar a prova à frente dos betetistas de elite.
O individual Luís Leão Pinto fez jus ao favoritismo e revalidou o estatuto de campeão nacional, que já alcançara em 2009. O betetista minhoto concluiu a Maratona de 78 quilómetros em 3h38m15s, batendo o actual líder da Taça de Portugal Sport Zone no escalão de elite, David Vaz (Bicicletas Lavarinhas/Viana Ciclo Clube), por 1m37s. A medalha de prata foi conquistada por João Pedro Pereria (Jorbi Test Team), que gastou mais 2m55s do que Leão Pinto.
A classificação feminina foi mais desequilibrada. Sandra Araújo (Team Bike Zone/Quintajense) não deu a menor hipótese à concorrência, concluindo o esforço em 4h34m14s. A algarvia Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Loulé Concelho) ficou na segunda posição, a 21m18s da medalha de ouro. O bronze foi conquistado por Carla Cabral (BTT Seia), a 24m38s da vencedora. A campeã nacional de veteranas é Maria João Marques (Bicisintra).
A corrida de veteranos A assistiu ao domínio completo de dois homens da equipa Bicicletas Lavarinhas/Viana Ciclo Clube, José António Silva e o antigo campeão de estrada e de BTT Rui Lavarinhas. José António Silva, actual líder absoluto da Taça de Portugal Sport Zone de XCM conquistou o título de veteranos, mas concluiu o percurso com menos tempo gasto do que o campeão de elite. José António Silva gastou 3h33m39s, deixando Lavarinhas, também com um melhor desempenho do que a elite, a 14 segundos. O pódio fechou com João Santos (Benebike/KTM), a 22m02s.
Fernando Duarte (CSRD Ota/Carbboom/RBike) ganhou a prova de veteranos B, seguido pelo antigo vencedor da Volta a Portugal de estrada, Vítor Gamito, e por António Sousa (Candibyke/MonteMozinho/Metal Trigueira).
Carlos Correia (BTT Loulé/Loulé Concelho) triunfou entre os veteranos C, encimando um pódio constituído também por Domingos Rufo (Bicicletas Lavarinhas/Viana Ciclo Clube) e por Rui Rosa (GD Volta da Pedra).