Apresentação pública do Projeto aBEIRAr

Teve lugar na manhã do dia 08 de abril, no Covão d’Ametade, a apresentação pública do projeto aBEIRAr. Uma iniciativa da Rede Intermunicipal das Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela – RIBBSE, apadrinhada pela Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela – CIMBSE, em parceria com a Estrela Geopark Mundial da UNESCO, Universidade da Beira Interior e desenvolvida através do apoio da Plataforma de Ciência Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo, com o objetivo de promover a ciência cidadã para a valorização do território.
A apresentação realizada em pleno contacto com a natureza, no coração da Serra da Estrela, contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, do Presidente da CIMBSE, Luís Tadeu, representantes das entidades parceiras, dos bibliotecários da rede e da comunicação social.
Este projeto surge como uma forma de potenciar o envolvimento e participação social com a ciência, alavancar o diálogo entre cientistas e cidadãos e despertar o interesse da comunidade na construção do conhecimento do território e suas gentes.
A primeira iniciativa irá percorrer os 15 concelhos da CIMBSE, numa sequência de três ciclos, cada um dedicado a um tema central para o território – Água, Céu, Rocha – de maio a outubro do ano em curso.