Alunos do 2.º ano visitam a Câmara Municipal

Conhecer a profissão dos pais
A Câmara Municipal recebeu, no passado dia 17 de novembro, os alunos do 2.º ano da EB n.º 1 de Manteigas, acompanhados do professor António José Primo, numa visita de cariz pedagógica, inserida no projeto de turma «conhecer a profissão dos pais», desenvolvido na disciplina de estudo do meio. O percurso pelos vários serviços da Câmara Municipal culminou no Salão Nobre dos Paços do Município para uma «conversa» com o Presidente, Vice-presidente e Vereador das Obras que responderam às questões e dúvidas dos alunos.

De seguida, apresenta-se o relato da visita, efetuado pelos alunos.

A nossa visita à Câmara Municipal de Manteigas

No dia 17 de Novembro, da parte da tarde, nós, alunos do 2.º ano da Escola de Manteigas, fomos visitar a Câmara Municipal do nosso concelho.
O pai da nossa colega, Maria do Carmo, recebeu-nos à entrada e guiou-nos até à cave, onde estão localizados os serviços de obras públicas, dos quais ele é o chefe. Nós começamos por visitar o gabinete de atendimento, de seguida passamos pela tesouraria e seguimos para o gabinete de projetos. Aqui os funcionários preocupam-se em arranjar projetos para enviar à União Europeia a pedir dinheiro, destinado à Câmara Municipal de Manteigas. Ao lado estavam localizados os gabinetes de fiscalização e licenciamento de obras e, em frente, o gabinete de arquitetura. Neste gabinete ficamos a saber que a próxima obra que a nossa câmara vai realizar é uma nova biblioteca. O projeto já está feito e nós conseguimos ver o desenho no computador da senhora arquiteta. A seguir visitamos o 1.º andar onde funcionam os serviços sociais, os serviços jurídicos e a contabilidade, onde trabalha a mãe da Mariana David. O gabinete de contabilidade é responsável por fazer as contas e também pela aquisição de todos os materiais para a Câmara e para a nossa escola. Por fim, no salão nobre aguardava-nos o Sr. Presidente, José Manuel Biscaia, o Sr. Vice-Presidente, José Manuel Cardoso e o Sr. Vereador, Paulo Estrela, que nos receberam com muito entusiasmo. Nós sentamo-nos à volta de uma mesa muito grande e fizemos uma entrevista ao Sr. Presidente. No final ofereceu-nos uma prenda e a Maria do Carmo leu um texto a agradecer esta visita, em nome de todos os colegas da turma.
Nós apreciamos imenso esta visita à nossa Câmara Municipal. Prometemos voltar.

Texto coletivo elaborado pelos alunos do 2.º ano de escolaridade, da Escola do 1.º Ciclo de Manteigas, após a visita à Câmara Municipal.