A sinagoga não se limita ao prédio.
A presença judaica integra-se nessa valiosa herança patrimonial que Manteigas pretende agora dar a conhecer e que até então havia passado despercebida.
A par da prática e do esforço de transmissão da fé judaica no secretismo do núcleo familiar, havia necessidade de utilizar sinais no exterior que marcassem e lembrassem a adesão ao novo credo cristão.
-
Envolvência:
Cruciformes
- Esta tipologia de marca caracteriza-se por rasgos longitudinais abertos na pedra que poderão ter duas interpretações diferentes: ser uma forma diferente dos cristão novos ou criptojudeus continuarem a marcar a sua adesão à lei-velha, ainda que uma forma disfarçada. Outra explicação baseia-se na tradição oral de que seria o resultado dos artífices afiarem os seus instrumentos de trabalho.
Portais com Chanfros
- Marcas que surgem sobretudo gravados em ombreiras de porta ou de janela e apresentam-se em diferentes tamanhos, traços e formas. Encontram-se gravados quer do lado esquerdo e tanto na face interior como exterior da ombreira.Desde as cruzes mais simples às decoradas, a sua análise deverá ser feita de uma forma cuidadosa, evitando-se leitura genérica, que relacionam a existência de uma simples cruz com a presença judaica ou cristã-nova. Em rigor, a cruz como marca de simbologia religiosa é anterior à figura de Jesus Cristo, ainda que o cristianismo dela se tenha apropriado, e, por isso, possui um significado que ultrapassa a religião cristã. Entre os vários significados, esses sinais poderão ser demostrativos de um sentimento de medo. A gravação dos cruciformes podem estar relacionada com a marcação de uma antiga judiaria, como também indicar a reafirmação pública da aceitação da fé e das práticas religiosas cristãs por parte de indivíduos que se sentiam perseguidos e inseguros devido à sua anterior condição de judeus. Poderá ainda resultar de um simples até de fé, que o cristão-velho utilizaria com o intuito de recolher a proteção divina do espaço.
Concavidades
- Uma marca exemplificativa é a existência de portais com arestas biseladas e de cantarias trabalhadas.
Gravações Longitudinais
- Registava nas ombreiras das portas, a sua presença estará relacionada com a antiga tradição religiosa ligada à afirmação do culto monoteísta judaico. Importante símbolo, estas concavidades destinavam-se a guardar no seu interior um pequeno estojo que continha um rolo de pergaminho no qual se inscreviam as palavras de Shemá e Vehaiá, oração fundamental do culto judaico, elaborada partir dos versículos do Deuteronómio (Dt. 6, 4-9;11, 13-21.)