Ano Internacional das Florestas

PORTUGAL, um país de florestasA Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2011 como o ANO INTERNACIoNAL das FLORESTAS dando continuidade ao tema da Biodiversidade e alargando-o à gestão sustentável das florestas. Portugal tem, historicamente, uma relação próxima com a floresta e 2011 afigura-se como uma oportunidade impar para mostrar aos portugueses o significado desta importante riqueza nacional.

As florestas ocupam 39% do território nacional – 3,4 milhões de hectares. Das dunas do litoral às nossas serras, passando pelas charnecas e planícies do Sul do país, a presença da floresta é um denominador comum da nossa paisagem.

Esta vasta área florestal está na base de um sector da economia que representa cerca de 3% do PIB nacional e assegura mais de 260 mil postos de trabalho. Trata-se de um sector dinâmico e competitivo que gera mais de 12% do PIB industrial e é responsável por 11% das nossas exportações. O saldo da balança de comércio externo da actividade florestal é fortemente positivo, com as exportações a superarem as importações em mais de mil milhões de euros (dados de 2009).

Mas a floresta representa muito mais. São vários os serviços ambientais que a floresta presta à nossa sociedade. Desde logo, a renovação do ar ou o fornecimento de água de qualidade. As florestas também são um pilar do combate à desertificação e às alterações climáticas – a floresta portuguesa garante o sequestro de 280 milhões de toneladas de CO2. É nosso dever deixar este legado às gerações que nos sucedem. A floresta faz parte da nossa cultura e da história como um Povo.

Queremos durante o Ano Internacional das Florestas envolver toda a população neste desígnio nacional que é ajudar a proteger e a fazer crescer um património que é de todos – a floresta portuguesa!

mais informações:
www.florestas2011.org.pt