Alteração de Tarifário do serviço de Água, Saneamento de Águas Residuais e Gestão de Serviços Urbanos a partir de 1 de junho de 2024

Por deliberação da Câmara Municipal de Manteigas, de 22 de maio de 2024, foram aprovados novos tarifários de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais e de tratamento de resíduos sólidos urbanos, que vigorarão a partir de 1 de junho de 2024.

Apesar dos sucessivos compromissos assumidos ao longo dos últimos anos pela Câmara Municipal de Manteigas, desde 2008 que as tarifas não eram revistas, pelo que esta atualização se tornou legalmente exigível para a sustentabilidade do sistema e para respeitar as exigências da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos – ERSAR, no sentido de que as tarifas e os rendimentos tarifários observem o cumprimento de princípios de cariz económico, social e ambiental.

Informa-se, também, que a partir de 1 de junho de 2024, haverá uma nova entidade responsável pela gestão, funcionamento e manutenção dos sistemas de abastecimento público de água e de águas residuais urbanas.

Esta nova Entidade Gestora denomina-se de Águas Públicas em Altitude – Serviços Intermunicipalizados (APAL SIM), tendo resultado da agregação dos serviços respetivos dos municípios de Celorico da Beira, Guarda, Manteigas e Sabugal. Esta agregação, para além da óbvia especialização que trará à gestão do sistema, vem absorver, fruto da sua dimensão, algumas das ineficiências do subsistema de Manteigas, permitindo que a tarifa final ao consumidor de Manteigas seja menos impactante do que seria se continuássemos a atuar de forma isolada. Além disso, esta agregação é condição fundamental para podermos aceder aos Fundos Europeus e podermos, desta forma, investir na renovação das redes de abastecimento de águas e saneamento.

Para mais informação consulte o seguinte endereço: