65 Idosos visitam a Ilha da Madeira

Cartão Municipal do Idoso de Manteigas

O Município de Manteigas proporcionou aos idosos do Concelho a oportunidade de descobrir, durante cinco dias, a Ilha da Madeira, também conhecida por «Pérola do Atlântico».
Do vasto leque de actividades definidas para o ano de 2009, no âmbito do Cartão Municipal do Idoso, estava programada uma viagem à Madeira, de 11 a 15 de Maio, que contou com a participação de 65 idosos e com a presença do Presidente da Câmara Municipal.
O programa rico e variado levou os idosos aos quatro cantos da Ilha, permitindo-lhes conhecer os principais pontos turísticos. Da Ponta do Sol, onde o grupo ficou alojado, subiu-se à Senhora do Monte para se desfrutar da vista panorâmica sobre Funchal e visitou-se o Engenho de Cana-de-açúcar da Calheta. No Funchal, os idosos visitaram a Sé Catedral, os Museus de Arte Sacra e do Açúcar e a Zona Velha da Cidade, entre outros. A caminho da Costa Norte, conheceram a Ribeira Brava, a Encumeada e o Planalto do Paúl da Serra, as piscinas naturais de Porto Moniz e o Centro de Vulcanologia da Madeira em São Vicente. Visitaram a histórica vila de Machico, onde atracaram os primeiros descobridores da Madeira. Um inesquecível passeio a pé até às Queimadas, permitiu-lhes descobrir o interior da Laurissilva. Ainda se deslumbraram com a curiosa arquitectura das casas tradicionais de Santana, onde existe um Parque Temático que dá uma visão global da geografia, geologia, natureza, história, cultura e tradições da Madeira.
Na despedida desta viagem, ainda houve oportunidade de conhecer a história do vinho da Madeira, nas Caves de São Francisco, e de prová-lo.
A boa disposição e a alegria foram parceiros constantes do grupo, não faltando o rico repertório de cantigas e danças das Beiras.
Ainda de referir o jantar típico na Parreira, animado por um grupo folclórico madeirense, mas também por gentes de Manteigas.Da gastronomia, os idosos levaram de recordação o bolo do caco, o bolo de mel e a famosa «Poncha».