1.º Troféu Downhill de Manteigas

Descidas vertiginosas

A Vila de Manteigas recebeu a 3.ª Etapa do Campeonato SRAM/I Troféu Downhill de Manteigas, nos dias 16 e 17 de Abril, num troço entre as Penhas Douradas e a zona urbana. Com uma pista longa (mais de 2.500 m), cedo se percebeu que os pilotos teriam que dosear muito bem o esforço até ao Edifício da Câmara Municipal. Se por um lado esta pista exigia um esforço adicional, comparando com outras pistas do panorama nacional, a verdade é que a deslumbrante vista sobre o Vale Glaciar do Zêzere renovava as forças de todos quantos subiram e puderam sentir a frescura da enorme mancha florestal.
A pista, muito técnica e física, com início junto da «Casa do Ribas», descia pelas centenárias Pseudotsugas, continuando a um ritmo alucinante até à ponte em madeira, sobre a Ribeira das Forneas. De seguida o percurso decorria na Mata de São Sebastião até a última secção, cruzando a escadaria junto ao edifício da Santa Casa da Misericórdia. Com a pista bem traçada e com treinos livres desde o dia 16 de Abril, era com natural emoção que se aguardava pela chegada da competição na tarde do dia 17 de Abril.
Com muito público disperso pelos principais pontos de maior emoção, assistiu-se à chegada dos primeiros pilotos da promoção e a confirmação que nem todos tinham capacidade para fazer tempos abaixo dos 6 minutos, com Cristóvão Bernardes, o único na sua classe a conseguir derrubar essa fasquia com um tempo de 5:55:104 minutos. Nos Master 40 José Reis (SC Leiria e Marrazes/ Fatibike) foi o mais forte com o tempo de 6:45:993 minutos.
Nos cadetes e com a presença dos melhores pilotos nacionais, a luta prometia ser forte e Vasco Bica (Quadra /Avalanche/V. de Janes) terminou a qualificação na frente com 5:40:660 minutos. Nos Master 30 o piloto que à partida reunia todo o favoritismo era Ricardo Ribeiro (A.D.A.R./ Ofimoto), penta-campeão nacional de XCO, não tendo defraudado as expectativas e terminando esta primeira manga com menos 10 segundos que o segundo classificado nesta categoria, o Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal de DHU, Hugo Manteigas.
Nos mais rápidos, juniores e elites, nota altíssima para o piloto do Bike Clube/Justbikes, Renato Ventura, que «arrasa» toda a concorrência com um fantástico tempo de 5:18:719 minutos, deixando Sion Whitecross (Team Skene) a 0,611 segundos (5:19:330 minutos). Nos juniores, João Góis (Movefree/Specialized) a fazer um sexto lugar na geral com um tempo de 5:34:551 minutos e a ser de longe o melhor da sua categoria.
Depois da manga de qualificação tudo ficaria decidido na grande final, ainda com mais publico a apoiar todos quantos desciam. Na promoção, novamente Cristóvão Bernardes a voltar a ser o mais forte e mesmo sem conseguir baixar dos 6 minutos a conseguir a vitória. Nos mais velhos (Master 40), Arsénio Silva (A.D.A.R./Ofimoto) a conseguir rectificar algumas falhas da qualificação e ganhar o duelo com José Reis.
Nos cadetes, Vasco Bica (5:36:167 minutos) novamente a ser mais forte que o seu principal opositor Marcelo Dias, da equipa Penacova DH/U.D. Lorvanense, com o tempo de 5:36:737 minutos e a vencer o total dos 250 pontos desta etapa. Nos Master 30, Ricardo Ribeiro passeou toda a sua classe terminando com o tempo de 5:35:211 minutos e já o seu companheiro de equipa, Nuno Lopes (A.D.A.R./ Ofimoto), aproveitou os azares de Hugo Manteigas e concluiu a prova na segunda posição do pódio.
Nos juniores, João Góis demonstrou uma vez mais todo o seu empenho e venceu com uns esclarecedores 5:31:742 minutos, deixando o piloto do Penacova DH, Micael Silva, a mais de 12 segundos.
Na categoria rainha, Sion Whitecross – o Galês, com o tempo de 5:19:144 minutos, queria a desforra e prometia luta acérrima pela primeira posição e, conseguindo praticamente o mesmo tempo da manga de qualificação, deixava claramente um aviso que estava ali para ganhar, mas faltava ainda Renato Ventura que teria que correr sem erros, tendo terminado com um tempo de 5:18:870 minutos. O piloto da Lousã, a correr pelo Bike Clube de Coimbra, conquistou não só a 3.ª Etapa do Campeonato SRAM, bem como o 1.º Troféu Downhill de Manteigas, deixando o Galês a escassos 0:274 segundos.
Uma iniciativa da responsabilidade da Câmara Municipal de Manteigas, que contou com a colaboração da Federação Portuguesa de Ciclismo e o apoio da Guarda Nacional Republicana, das Juntas de Freguesia de Santa Maria e São Pedro, dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, bem como dos Agrupamentos de Escuteiros de Santa Maria e São Pedro, que pretendeu promover a modalidade e dinamizar o tecido sócio-económico de forma a explorar as características ímpares do Concelho, nomeadamente a topografia acidentada do terreno e as belíssimas paisagens.