Regresso às tradições – da semente ao pão – Cerimónia de Encerramento

Cartão Municipal do Idoso

O projeto «Regresso às tradições – da semente ao pão», promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a ACTIVA, no âmbito do Cartão Municipal do Idoso, encerrou no passado dia 04 de maio, na cerimónia ocorrida no Auditório do Centro Cívico de Manteigas.

O projeto, desenvolvido com a finalidade de ocupar os tempos livres dos idosos do concelho, assim como recolher saberes e modos de fazer que se estão a perder, durou um ano e contou com a participação de cerca de 30 idosos nas diversas ações propostas: oficinas de trabalhos manuais, grupo etnográfico, clube de leitura e aulas de escrita criativa e de informática, nas quais os idosos recordaram saberes ligados ao ciclo do pão.

Realçam-se, ainda, de entre as atividades desenvolvidas, a visita ao Museu do Pão e a participação na Feira Antiga, durante a qual os idosos se destacaram com o fabrico de pão no Forno da Rua Chã.

O grupo de idosos que regressou às tradições mostrou, no dia 4 de maio, que a viagem ao passado valeu a pena, apresentando um pequeno espetáculo, falado, recitado e cantado e, ainda, uma exposição com os trabalhos elaborados nas oficinas de trabalhos manuais. Seguiu-se um animado lanche convívio na praça municipal.

O projeto «Regresso às tradições» continua com a abertura da próxima edição que será dedicada ao ciclo do vinho.