Município de Manteigas alcança 5.º lugar

Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2016

Decorreu no 05 de maio de 2017, no auditório da Microsoft em Lisboa, a apresentação púbica dos resultados da 9.ª edição do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2016 (Ipic 2016). A cerimónia contou com a presença da equipa da Universidade do Minho responsável pela avaliação, do Secretário de Estado das Autarquias Locais e dos responsáveis da Microsoft Portugal, entidade que apoiou a presente edição do estudo e acolheu a sessão.

Esta apresentação dos resultados mais recentes do Ipic, pretende avaliar a presença das Câmaras Municipais na Internet, com a atribuição de troféus e diplomas de mérito às Câmaras Municipais.

O Município de Manteigas alcançou em termos de raking global a 5.ª posição, tendo igualmente arrecadado o 5.º prémio no Critério 3 – Serviços online.

Para a equipa de avaliação, «os resultados globais continuam a revelar um progresso significativo do desempenho das Câmaras Municipais portuguesas em matéria de presença na Internet, pese embora o facto de haver um enorme caminho a percorrer, nomeadamente ao nível da qualidade das interações com os munícipes e dos serviços prestados pela via eletrónica».

Para o cálculo do índice, foram avaliados e classificados, por observação direta dos 308 websites camarários, 32 grupos de indicadores arrumados em quatro critérios (Conteúdo: tipo e atualização; Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização; Serviços online; Participação).

Estudo sobre Local e-Government em Portugal

Créditos Fotográficos