Apoio e incentivos

Gabinete de Apoio ao Investimento – Município de Manteigas

O gabinete que serve de apoio ao investidor, é conhecido por GAI (Gabinete de Apoio ao Investimento), e as suas competências são as seguintes:
a) Analisar, caso se revele necessário, avisos, anúncios e/ou instrumentos por via externa, nacional ou comunitário, de obras ou projetos levados a efeito pelo Município;
b) Elaborar e acompanhar os processos de candidaturas ao quadro comunitário de apoio;
c) Acompanhar os processos de candidaturas aprovados e proceder ao tratamento dos documentos necessários aos financiamentos;
d) Zelar pela boa aplicação dos financiamentos e elaborar os relatórios que no âmbito dos mesmos se revelem necessários;
e) Propor as reprogramações financeiras que se mostrem necessárias;
f) Pesquisar, permanentemente, todas as possibilidades de obtenção de apoio financeiro aos projetos do Município;
g) Elaborar uma programação plurianual de investimentos em todos os sectores do Município com a colaboração ativa dos respetivos serviços.

Contactos
Gabinete de Apoio ao Investimento – Município de Manteigas
geral@cm-manteigas.pt

 



PROJETOS 



Código da Operação: CENTRO-07-2316-FEDER-000050

Designação da Operação: Reabilitação de Edifício para Centro de Criatividade, d’Inovação Social e Biblioteca

Estado: Em execução

Descrição: Requalificação do degradado edifício do Centro Cívico de Manteigas, com vista a instalação de um novo conceito de biblioteca, centrado nas tecnologias de informação, na inovação cultural e social e no empreendedorismo, potenciando novas dinâmicas na sociedade local. Complementarmente, pretende-se com esta intervenção criar ligações verticais acessíveis a todos para outros espaços em funcionamento no edifício: auditório e sala de exposições. Esta Intervenção localiza-se na área infra “Centro Histórico” delimitada dentro da área da ARU do Centro Histórico.

 

 

 


Código da Operação: CENTRO-07-2316-FEDER-000071

Designação da Operação: Requalificação do Posto de Turismo e Envolvente para “Manteigas Welcome Center”

Estado: Em execução

Descrição: A intervenção consiste em renovar, ampliar, modernizar, dar visibilidade e criar acessibilidades ao edifício do Posto de Turismo de Manteigas. O referido espaço terá melhoramentos no layout funcional, melhoramentos na ligação ao espaço exterior/público, com a criação de passeios e tornando o espaço acessível a pessoas de mobilidade condicionada. Apesar da sua localização privilegiada, na entrada principal da Vila, verifica-se que o mesmo é demasiado invisível aos visitantes. Esta intervenção tem, portanto, como grande objetivo requalificar o edifício e a área envolvente de modo a torná-los num efetivo e eficaz veículo de informação sobre o concelho e a região, designadamente a Serra da Estrela. Esta Intervenção localiza-se na área infra “Centro Histórico” delimitada dentro da área da ARU do Centro Histórico.

 

 

 


Código da Operação: CENTRO-03-5266-FSE-000022 PA(2)

Designação da Operação: Planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar

Estado: Com Saldo Final Aceite

Descrição: Em suma, no “Plano integrado e inovador de combate ao insucesso escolar na área territorial da CIM-BSE”, foi definido um plano de ação transversal que permitirá por um lado e de uma forma global e integrada assegurar a equidade territorial no provimento de iniciativas que combatam o insucesso e abandono escolar e paralelamente promovam o sucesso educativo de uma forma transversal entre as diversas autarquias.

 

 


Código da Operação: CENTRO-07-2114-FEDER-000077

Designação da Operação: Manteigas Destino Natural

Estado: Em execução

Descrição: A Câmara Municipal de Manteigas necessita de colmatar as diversas lacunas identificadas, apostando na modernização estrutural e tecnológica, através do desenvolvimento de ações essenciais à atração turística na Região, mas também na tentativa de modernizar a Vila de forma a torná-la mais atrativa à população que lá habita e que usufruirá do espaço e do turismo. Assim, o projeto que Manteigas se propõe desenvolver, tem como premissas centrais a requalificação do Ribeiro da Vila de forma que este seja um ponto privilegiado de valorização e visitação da Área Classificada, bem como de conservação de recursos naturais.

De notar que a intervenção proposta se localiza na Ribeira da Vila entre a ponte da Rua D. Infante Henrique e rua S. Maria. Por se tratar de uma zona verde que atravessa a Vila, é proposto a utilização de material que enquadra bem com a natureza, de desenho minimalista de pouco impacto visual. Obedecendo a exigências precisas no tocante ao traçado, marcação e manutenção, nomeadamente no que respeita à segurança dos praticantes e à preservação do meio. Será um itinerário sinalizado no terreno através de marcas, ambientes naturais e ao longo de caminhos tradicionais.

 


Código da Operação: CENTRO-08-0550-FEDER-000012

Designação da Operação: Programa de Modernização Administrativa Beiras e Serra da Estrela

Estado: Em execução

Descrição: A operação contempla um plano de ação transversal, permitindo aos municípios implementar ações que correspondam às suas necessidades concretas, e que permitam a racionalização de custos, a partilha de recursos e o aumento da eficiência coletiva.

 


Código da Operação: CENTRO-03-5673-FEDER-000160

Designação da Operação: Reabilitação e modernização dos edifícios do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico

Estado: Em execução

Descrição: Pretende-se reabilitar os edifícios que apresentam indícios de degradação e modernizar as salas de aula, dotando-as com boas condições térmicas de conforto. A intervenção nas salas do edifício do pré-escolar terá melhoramentos ao nível do conforto térmico essencialmente no arranjo da cobertura, isolamento de paredes exteriores e substituição de caixilharia. Haverá igualmente intervenção no arranjo dos pavimentos das salas de aula pinturas interiores abrangendo a cozinha e o refeitório. A intervenção no edifício do 1.º ciclo será essencialmente na reabilitação das salas de aula nomeadamente, substituição do pavimento e pinturas interiores. O sistema de aquecimento será substituído por um equipamento de energia renovável a pellet’s. No espaço exterior designado por zona de recreio será aplicado novo pavimento em mosaico antiderrapante. As salas de aula serão modernizadas com novo mobiliário e com algum material didático.

 

 


Código da Operação: FSUE-02-9999-FSUE-000069

Designação da Operação: Medidas de combate à pandemia do Covid-19

Estado: Concluída

Descrição: Equipamento de proteção e prevenção para fazer face à crise sanitária mundial, COVID-19.

 

 


Código da Operação: CENTRO-06-1204-FEDER-000022

Designação da Operação: Reabilitação no Bairro Social do Alardo – Eficiência Energética

Estado: Em execução

Descrição: Implementação de medidas de intervenção em edifícios de habitação social da responsabilidade da Câmara Municipal de Manteigas no âmbito do aviso nº centro-04-2017-06, da prioridade de investimento relativa ao apoio à eficiência energética, à gestão inteligente da energia e à utilização das energias renováveis nas infraestruturas públicas, nomeadamente nos edifícios públicos e no setor da habitação.

 


Código da Operação: CENTRO-07-2316-FEDER-000266

Designação da Operação: Parque Botânico e Ambiental da Fábrica do Rio

Estado: Em execução

Descrição: Requalificação do espaço arborizado, junto ao rio Zêzere e contíguo à antiga Fábrica do Rio na Vila de Manteigas, com vista a um parque botânico/ambiental de fruição da natureza e de todo o meio circundante. Será recuperado as ruínas de um moinho d’água que servirá para fins pedagógicos e de apoio ao referido parque. Pretende-se desta forma gerar uma nova centralidade e motivo de atração na Vila de Manteigas quer para a população residente quer para os visitantes.

 


Código da Operação: CENTRO-03-5266-FSE-000031 PA(1)

Designação da Operação: Planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar

Estado: Em execução

Descrição: A CIM-BSE tem como missão potenciar, promover o desenvolvimento da região, de otimizar e defender os interesses comuns dos municípios associados e reforçar a identidade conjunta da região, mediante a articulação de interesses e criação de sinergias e estimulando o desenvolvimento integrado e coletivo, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando resultados; desenvolver um processo de integração interna e de convergência acelerada com os indicadores socioeconómicos nacionais e alinhar prioridades e a coordenação de iniciativas, tendo em vista a utilização eficiente de financiamentos públicos e a captação de investimentos privados, resultando em projetos com impactos visíveis na eficiência do uso de recursos públicos, na especialização inteligente da Região, na qualidade de vida das populações e na utilização sustentável do território.

 


Código da Operação: CENTRO-02-0853-FEDER-000940

Designação da Operação: Reabilitação da Área de Acolhimento Empresarial de Manteigas

Estado: Em execução

Descrição: O Município de Manteigas é detentor de uma propriedade antiga – SOTAVE, empresa têxtil que estava sediada no concelho e tinha um grande impacto no emprego local. Neste seguimento, a intenção do Município ao adquirir e ter no seu património este espaço como área de expansão e localização de empresas. Pretende-se dotar um espaço estrategicamente localizado e circunscrito e que seja dotado das infraestruturas necessárias para o desenvolvimento de atividades empresariais. Para que esta situação aconteça, todo o espaço e envolvente requer de intervenções essenciais.

 

 


Código da Operação: CENTRO-07-2114-FEDER-000011

Designação da Operação: Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela

Estado: Em execução

Descrição: A operação “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” tem como objetivo geral a constituição, lançamento e consolidação de uma rede territorial e institucional, com abrangência ao nível sub-regional, vocacionada para a projeção e divulgação do território e da sua identidade, fortemente alicerçada na promoção da cultura e do turismo cultural. A operação prevê a realização dos Festivais da Zona Antiga das Beiras e Serra da Estrela, um programa de animação em rede dos centros históricos e urbanos da sub-região, em forte articulação com o património existente, que procura em primeira linha a captação de fluxos turísticos para o território. Considera-se que as atividades culturais previstas, pela sua natureza, diversificação e grau de criatividade, contribuem diretamente para a atração de visitantes e turistas para a sub-região BSE, objetivo estratégico consagrado no Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020 (Centro 2020). Operacionalmente, cada um dos quinze municípios da sub-região acolherá a realização de um Festival da Zona Antiga que decorrerá, previsivelmente, na cidade ou vila sede de município. Desta forma, será possível a elaboração de uma programação em rede, concertada entre todas as entidades envolvidas, e adequada à satisfação das diversas necessidades e exigências dos públicos contemporâneos. Por conseguinte, o projeto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” demonstra o mérito em alinhar os vários municípios da sub-região na dinamização cultural integrada do território e, dessa forma, reforçar a captação de fluxos turísticos e incrementar a sua visibilidade e notoriedade externa. Os Festivais da Zona Antiga das Beiras e Serra da Estrela não são, pois, mais do que uma iniciativa que permita o lançamento da rede, que amadurecerá e que se consolidará com a sua extensão a outras iniciativas culturais que possam vir a surgir.

 


Código da Operação: CENTRO-07-2114-FEDER-000261

Designação da Operação: Este Zêzere que nos une

Estado: Em execução

Descrição: Tendo em conta a importância da consciencialização ambiental, pretende-se com este Projeto valorizar e potenciar o rio Zêzere, destacando a importância da sua preservação, o que será feito através da cultura. Recorrendo a diversas disciplinas artísticas, julgamos poder desempenhar um papel fulcral que permitirá avivar consciências e contribuir para a valorização e preservação de tão importante recurso hídrico, o nosso Zêzere, integrando-o em itinerários de turismo sustentável, com ligação a circuitos turístico-culturais. O projeto “Este Zêzere que nos Une” visa, assim, promover o trabalho artístico e cultural dos quatro municípios envolvidos, contribuindo para o reforço dos laços ancestrais e do sentimento de pertença ao território. Partilhando a identidade cultural e patrimonial de um território transmunicipal, o Festival “Este Zêzere que nos Une” constitui uma estratégia local que envolverá vários agentes e as comunidades, incrementando os fluxos turísticos e o desenvolvimento das economias locais.

 


Código da Operação: CENTRO-07-2114-FEDER-000229

Designação da Operação: Festival Cultural da Serra da Estrela

Estado: Em execução

Descrição: A operação “Festival Cultural da Serra da Estrela” visa a consolidação do trabalho artístico e cultural em rede dos Municípios de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas, Seia e da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), decorrente do desenvolvimento da operação “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” financiada ao abrigo da Programação Cultural em Rede (Aviso CENTRO 14-2016-03), liderada pela CIMBSE em parceria com os 15 Municípios que a constituem e com a Associação de Municípios da Cova da Beira. A operação “Festival Cultural da Serra da Estrela” espelha, assim, o resultado do trabalho de cooperação e de construção de sinergias entre os vários parceiros, desenvolvido ao longo dos últimos anos, na criação artística e cultural em rede e na valorização turística do território, estabelecendo-se, agora, numa lógica de maior proximidade com os agentes culturais locais, produzindo a autenticidade dos seus projetos artísticos e prosseguindo o trabalho de participação da comunidade. Partilhando a identidade cultural e patrimonial de um território, a experiência já alcançada no desenvolvimento de atividades de programação cultural em rede e respondendo às atuais exigências de animação artística e dinamização cultural que contribuam para a retoma da confiança da vida social e turística, a operação “Festival Cultural da Serra da Estrela” constitui uma estratégia local partilhada entre os vários agentes públicos e privados e a comunidade, de convite à visitação turística e de desenvolvimento da economia local.

 


Código da Operação: PDR2020-10216-045415

Designação da Operação: Renovação dos Edifícios das Aldeias de Sameiro e Vale de Amoreira

Estado: Concluída e encerrada

Descrição: Pretende-se conservar dois edifícios destinados à utilização colectiva das aldeias do Sameiro e de Vale de Amoreira. No Centro Social de Sameiro pretende-se manter e conservar a cobertura e dotá-la com condições de conforto térmico. No edifício destinado ao Centro social de Vale de Amoreira pretende-se executar uma conservação de fundo e dotar os espaços para o desenvolvimento de atividade de recreio e culturais. Em ambos os edifícios, existe uma preocupação no que respeita à eficiência energética.

 


Código da Operação/Projeto: P077817

Designação da Operação: “Wi-Fi @ Manteigas”

Estado: Concluída

Descrição: Com este projeto pretende-se a disponibilização de acesso gratuito à Internet através de redes Wi-Fi em seis pontos estratégicos do concelho de Manteigas, dando resposta ao desafio colocado pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela de tornar esta região mais competitiva, mais atrativa e mais inteligente. Como tal, prevê-se a aquisição, instalação e configuração dos equipamentos necessários para a disponibilização das infraestruturas de rede para Wi-Fi, bem como as ferramentas para gestão e monitorização destas soluções, através de um software de interação, de forma a interligar todo o conjunto do sistema de Wi-Fi, gerir toda a rede, gerir o conteúdo a apresentar, ter acesso a estatísticas reais com base nos dados das redes, receber feedback dos visitantes, monitorizar os fluxos de Wi-Fi e comunicar diretamente com os turistas. Com este projeto, pretende-se, desta forma, promover o Município de Manteigas enquanto destino turístico inteligente, baseado na inovação, pela comunicação e interatividade com o visitante, nos diferentes momentos da sua experienciação turística.

 

 


Código da Operação/Projeto: P026717

Designação da Operação: “SERRA DA ESTRELA – CENTRO DE ENERGIA VIVA DE MONTANHA”

Estado: Concluída

Descrição: O Centro de Energia Viva e Montanha, Centro de Ciência Viva, pretende ser um centro de aprendizagem experiencial desenvolvido num contexto diferenciador, a montanha. O objetivo principal será a criação e o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem subordinados ao contexto Energia e Montanha, facilitadores da formação e desenvolvimento pessoal, social, científico e tecnológico, baseado numa estrutura de “aventuras de aprendizagens”. O Programa de Turismo integrado na Serra Estrela pretende, desenvolver uma oferta turística, centrada no Turismo de Montanha, Natureza, Cultural e Científico, através da qual sejam oferecidas experiências únicas a todos os seus visitantes, nacionais e internacionais, através da descoberta da realidade local da região, integrando com o património cultural e gastronómico, potenciando igualmente o turismo científico.

 

 



Contactos

Gabinete de Apoio ao Investimento – Município de Manteigas

geral@cm-manteigas.pt