Assinatura de Protocolo de Cooperação – Serra da Estrela – Centro de Energia Viva de Montanha

Teve lugar na manhã do dia 17 de outubro de 2016, na Antiga Fábrica do Rio, a assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Município de Manteigas, a Universidade da Beira Interior e a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, para o desenvolvimento e promoção do «Serra da Estrela – Centro de Energia Viva de Montanha».

Este projeto a instalar na Antiga Fábrica do Rio, surge quase naturalmente, como um elemento integrador e potenciador do que melhor existe na região. A criação do equipamento, pelas características inovadoras e pelo impacto socioeconómico que terá na região, permitirá alavancar algumas estratégias tidas como prioritárias, nomeadamente: Investigação, Desenvolvimento e Inovação; Desenvolver o Potencial Humano, Promover e dinamizar a empregabilidade; Fortalecer a coesão social e territorial; Afirmar a sustentabilidade de territórios e recursos.

O Centro de Energia Viva, sob o mote «Montanha de Experiências», pretende desenvolver a sua ação através de três diferentes níveis.

Ao nível micro/salas temáticas: hidrologia, vulcanologia, geologia e sismologia; biologia; história, cultura, música e cinema; fenómenos físicos e químicos; climatologia e aeronáutica; fisiologia humana em ambiente de montanha; economia da montanha/educação para o empreendedorismo e cartografia/representações espaciais.

No âmbito do nível meso/aventuras: a expedição (atravessar o rio, a encosta das serpentes, perdidos na montanha, perdidos na noite de lua nova, o heroico salvamento, noite na montanha, altitude da montanha e subida ao cume da montanha); viver na montanha (levar os equipamentos, fazer um abrigo, produzir energia elétrica, eletrificar a casa, comida e bebida e aquecimento).

Na componente macro/montanha, pretende-se levar a cabo experiências de montanha, em articulação com os operadores turísticos, em contexto real de montanha: atividades científicas, culturais, desportivas e de lazer e de divertimento.